Olorum, o Deus Supremo

Olorum, o Deus Supremo

Olodumarê (em iorubá: Olódùmarè), na religião iorubá, nas afrodescendentes e no Candomblé, é o ser supremo, que vive numa dimensão paralela à nossa, conhecida como Orum. Por isso, também é aclamado como Olorum (Olórun), Senhor do Orum (céu). É o Criador do Orum (céu) e do Aiê (terra), o universo conhecido ou ainda desconhecido por nós. É o Ser Superior e Criador dos Orixás (Leia mais "Orixás, as Divindades de Deus") e do Homem, que estabeleceu a existência e o Universo.

Embora reconhecido e louvado como o Ser Supremo, para Ele não exige culto direto e nem templo individual. De acordo com os mitos da criação iorubá, ele delega poderes aos orixás, como a Oxalá (o grande orixá funfum), o primeiro a ser criado, também chamado de Orixalá (Òrìṣà-nlá), e principalmente a Obatalá, em terras iorubás.

As tentativas de adaptação dos conceitos teológicos e filosóficos de outras culturas não cabem na concepção teológica iorubá do preexistente, Olodumarê, o gerador de todos os poderes, inclusive o maior deles, o "Axé" (Leia mais "Axé, a Força Universal), o grande e divino poder, a potente força com a qual Olodumarê criou, através dos Orixás, o complexo Orum-Aiê.

Comentários